Educação proibida

Esta semana assisti a um documentário que foi lançado há pouco tempo chamado “Educación prohibida”. Enquanto assistia, não tive como não pensar nas escolas por onde passei. Ele defende a educação a partir das múltiplas linguagens, critica o sistema educacional e valoriza a preocupação com o espaço e a arquitetura da escola, por acreditarem ser ele fundamental na formação do aluno.

Foi uma delícia assistir às mais de duas horas de exibição, reconhecendo que aqui, pertinho de nós, há lugares como os propostos por outros países da América Latina e Espanha. Foi bom também ouvir tantos educadores e estudiosos validando aquilo que acredito como educação de qualidade!

Sei como não é fácil brigar com as normatizações, com as burocracias às quais as escolas são submetidas e, além e apesar disso, manter a confiança dos pais/famílias de que é possível uma educação plural, inclusive nos ensinos Fundamental e Médio. E fico muito contente ao pensar que mesmo assim há lugares que dão conta disto.

Por este motivo e por tudo o que acredito, continuo admirando o trabalho da Escola Carandá e da Escola Viva! Levo para onde vou as experiências vividas durante o período em que fiz parte destas escolas.

Torço para que este trabalho continue crescendo não só lá e que ganhe cada vez mais espaço em meio a tantos modelos escolares tão “esquizofrênicos”.

Vale pena assistir ao documentário e propagar a discussão:

Espero que gostem e que seja útil a vocês!

Mariana Tambara

Sobre dotamanhodeumbotao

Mariana Tambara. Professora, pedagoga, esposa, mãe, mulher... nesta ordem e em outras também, com vontade de pensar, falar, discutir, entender, questionar, criticar educação. Convido todos os visitantes a fazer o mesmo. Vamos?
Esse post foi publicado em Educação, Entrevistas e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s