Literatura Infantil e a expectativa do próximo capítulo

Minha filha de 4 anos (como eu e, principalmente, meu marido) é amante de história e de livros. Sua coleção já ultrapassa 100 títulos e a tendência é aumentar aumentar aumentar…

Sempre, antes de dormir, ela pede que leiamos uma história. Já virou hábito e a forma de encerrar o dia de muita brincadeira e agitação. O que mudava, até então, era quem lia para ela.

Comecei a sentir que estava faltando alguma coisa. Pensei que talvez o próximo passo no universo da imaginação proveniente da leitura fosse a expectativa do próximo capítulo. Achei que esperar o dia seguinte para saber o que aconteceria com as personagens de uma história despertaria um novo interesse de leitura em minha filha.

Pensando nisso, fomos a uma livraria procurar um livro infantil em capítulos. Não encontramos nada direcionado à faixa etária. Todos os livros voltados para crianças de 4 anos são curtos, com histórias que acabam em poucas páginas. Ou o livro é mesmo pequeno, ou é grande, mas com pequenas histórias. A literatura em capítulos começa na categoria infanto-juvenil. Resolvemos tentar!

Está sendo uma experiência deliciosa para todos. À noite, lemos um ou dois capítulos, ela interrompe ao adentrar na história, querendo fazer colocações, reflexões, levantar hipóteses… Ao longo do dia, algumas lembranças da história acontecem, gerando mais comentários e, na noite seguinte, mais uma “partezinha” da história…

Estamos no quarto livro. Desta vez, o universo do Sítio do Pica Pau Amarelo, quando Pedrinho conhece o Saci. Eles serão amigos? O Saci vai ajudar Pedrinho a voltar são e salvo ao Sítio?

Até quando essa leitura fragmentada vai continuar despertando interesse? Não sei. Essas são cenas do próximo capítulo…

Mariana Tambara

Sobre dotamanhodeumbotao

Mariana Tambara. Professora, pedagoga, esposa, mãe, mulher... nesta ordem e em outras também, com vontade de pensar, falar, discutir, entender, questionar, criticar educação. Convido todos os visitantes a fazer o mesmo. Vamos?
Esse post foi publicado em Educação, Literatura infantil e marcado , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s