O faz de conta para o desenvolvimento da criança

Era uma vez, três irmãos porquinhos que moravam com sua mãe. Certo dia, já achando que estava na hora de cada um seguir seu caminho, a mãe disse aos seus filhos que deveriam partir e construir suas próprias casas.

E lá se foram os três, andando pela floresta à procura de um lugar para fazerem suas novas moradias. Os irmãos Cícero e Heitor queriam mesmo era brincar. Por isso, logo escolheram o local onde instalariam suas casas e correram construí-las.

O mais apressado fez, rapidamente, uma casinha de palha. Heitor, o irmão do meio, não foi tão rápido nem tão descuidado: acabou fazendo uma casa de madeira. Prático, o irmão mais velho, organizou-se para conseguir todo o material necessário e iniciou a construção de sua casa de tijolos. Enquanto os irmãos brincavam, cantavam, dançavam… Prático subia as paredes de sua segura casa cimentada.

Sentindo cheiro de carne nova, o lobo passou a observar os porquinhos que agora habitavam a floresta.

Assim que perceberam a presença do lobo, cada um correu se trancar em sua casa.

… o que vem depois disso, já é sabido. O que quero aqui, é discutir a importância do faz de conta para o desenvolvimento intelectual e criativo da criança.

O desenvolvimento infantil é um processo dinâmico, o que sugere que as crianças não recebem as informações passivamente. É na brincadeira que a criança assume novos papéis, internaliza ações e posturas que a permitem interagir de diversas formas em seu cotidiano.

Enquanto brinca, a criança observa, analisa, investiga e aprende sobre o mundo, sobre as relações entre as pessoas, as coisas e reconhece seu corpo neste contexto. A brincadeira, o faz de conta, traz a possibilidade de a criança se relacionar com o adulto, com outras crianças e, principalmente, com seu imaginário. Essas relações despertam para a afetividade, a sensibilidade, o raciocínio, a linguagem e o pensamento reflexivo.

O faz de conta desperta para uma imaginação criadora, por meio da qual a criança lida diretamente com as emoções (sejam elas boas ou ruins), o que a permitem explorar diferentes representações e significações destas emoções, podendo compreendê-las ou reorganizá-las com certo distanciamento. Além de exercitar a imaginação, o faz de conta possibilta planejar, imaginar situações lúdicas, seus conteúdos e regras de comportamento, próprios de cada situação.

Pensando em tudo isso, é muito importante que pais, professores, educadores promovam situações imaginativas, por meio de atividades livres. Pois é neste contexto que a criança se socializa, desperta a curiosidade e a imaginação.

As imagens acima e a narrativa que inicia este texto representam este momento de construção e vivência do faz de conta. As casas, os porquinho e o lobo, construídos em sucata e massa de modelar, fizeram parte de um momento de criação e imaginação de história e personagens. O lobo foi mau, foi bonzinho, sentou para tomar sopa com os porquinhos e, agora, vai sempre à casa deles, visitá-los e participar de uma nova história contada e imaginada por uma criança de 3 anos.

Mariana Tambara

Sobre dotamanhodeumbotao

Mariana Tambara. Professora, pedagoga, esposa, mãe, mulher... nesta ordem e em outras também, com vontade de pensar, falar, discutir, entender, questionar, criticar educação. Convido todos os visitantes a fazer o mesmo. Vamos?
Esse post foi publicado em Brinquedos, Educação e marcado , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para O faz de conta para o desenvolvimento da criança

  1. Márcia disse:

    Excelente!
    Lobo BOM tomando sopa com os Três Porquinhos…
    Conheço bem a imaginação dessa criança linda!
    Bjos

  2. Prepare-se para adentrar neste universo o dia todo, todos os dias. É encantador e envolvente!

    Beijinhos!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s